Mastologista


O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama

Mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres e, provavelmente, o mais temido por elas, dado a sua alta frequência e, principalmente, pelos efeitos psicológicos que impactam na percepção da sexualidade e na própria imagem pessoal da mulher.

Entretanto, apesar de ser considerado um câncer de prognóstico relativamente bom, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente.

Sinais que indicam a necessidade de procurar um mastologista

Aumento de volume na mama

Esse sinal pode ser apenas uma alteração funcional benigna da mama (AFBM), mas também pode indicar a presença de um tumor maligno. Se for um nódulo canceroso, ele pode se desenvolver, aumentando o tamanho da mama.

O aumento de volume mamário que não tenha relação com o ciclo menstrual ou com a gravidez / lactação, deve ser comunicado ao médico. Esse sinal é ainda mais preocupante se acontece de forma unilateral, ou seja, somente em uma das mamas.

Vermelhidão

Uma vermelhidão na pele pode ser sintoma de carcinoma mamário inflamatório (câncer raro), ou um sarcoma mamário com comprometimento dos vasos linfáticos da pele. A pele fica vermelha porque existe entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. Normalmente, essa vermelhidão é fria e indolor. O diagnóstico diferencial para esse tipo de câncer inclui as mastites, mais comuns durante o período de lactação.

Secreção mamilar

Toda secreção que sai pelo mamilo deve ser investigada. Os exames adequados irão detectar a presença (ou não) de células suspeitas de câncer. Caso esse exame detecte esse tipo de célula, uma investigação mais profunda deve ser realizada.

Retração mamilar

Se seu mamilo não é do tipo invertido naturalmente e você percebeu alguma retração com ou sem dor, procure um mastologista rapidamente. Esses podem ser sinais indiretos da presença de um tumor.

Nódulo palpável

É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar a presença de massa benigna, ou de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.

Por isso, se você notou uma massa dura e indolor visite um mastologista para investigá-lo o mais rápido possível, com exames apropriados.  

Descamação mamilar

As causas das descamações nos mamilos podem ser inúmeras. Por isso, é preciso estar atento se ela está acompanhada de sintomas como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.

Dores

As dores nas mamas, na maioria das vezes, são de origem benigna. Mas ignorá-las não deve ser uma opção, afinal, sempre existem exceções. Informe ao médico sobre as dores para que ele possa investigar as possíveis causas.

Compartilhe!

Agende sua Consulta